Sobre

O “Pacto Nacional LGBTI+: experiências em meio a pandemia do covid-19” é um projeto multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná, que surgiu com o objetivo de enfrentar a violência LGBTIfóbica a partir de diversas frentes.

Formado por uma equipe de diversas áreas de formação, o intuito do pacto é fortalecer as medidas de combate e enfrentamento às violações dos direitos LGBTI+, ao mesmo tempo que se propõe à sistematizar dados envolvendo a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo no contexto da pandemia, assim possibilitando a promoção de novas ações de prevenção dessas violências.

Conheça nossas propostas:

A crise da COVID-19 é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade brasileira neste século, demandando a mobilização coordenada para proteção da saúde e direitos da população. Sabemos que a população LGBTI+ se encontra em situação de maior vulnerabilidade educacional e de saúde, sendo que o contexto da pandemia de COVID-19 agrava ainda mais as situações de violência enfrentadas por pessoas LGBTI+. As medidas de distanciamento social, aumento do desemprego, e outros, significam que mais pessoas LGBTI+ estão expostas a contextos de abuso e violência, aumentando também o risco para problemas com a ansiedade, depressão e suicídio. Deste modo, a mitigação dos impactos econômicos, educacionais, sanitários e sociais da pandemia deve incluir a adoção de medidas que possam ajudar a compreender e reduzir os impactos enfrentados nesta crise. É fundamental compreender as experiências da população LGBTI+, avaliando as experiências de acesso e estratégias para garantia de direitos. Para isso, destacamos os seguintes objetivos do pacto:

  • Realizar pesquisa nacional sobre as experiências de estudantes LGBTI+ nos ambientes educacionais no Brasil. Oferecer apoio psicossocial a pessoas LGBTI+ vivendo com HIV/aids em Curitiba e Região Metropolitana vítimas do estigma social, caracterizar e documentar as formas de estigma sofridas e identificar formas de enfrentá-las.
  • Oferecer assistência psicológica, jurídica e de serviço social a pessoas LGBTI+ de baixa renda da cidade de Curitiba e Região Metropolitana.
  • Realizar análise sobre dados da Central Nacional de Denúncias Grupo Dignidade, já existente na Internet. Reunir informações sobre a situação da população LGBTI+, inclusive no que diz respeito a atos LGBTIfóbicos e de violação de direitos em um acervo disponível ao público para consulta.
  • Promover o empoderamento de pessoas LGBTI+ para o enfrentamento da violência LGBTI+ através da realização de eventos específicos de capacitação nos estados de Roraima, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro .
  • Promover a sensibilização e o engajamento de legisladores e gestores de serviços públicos de órgãos de relevância para os direitos humanos de LGBTI+ através da realização de eventos específicos nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
  • Oferecer um serviço de atendimento jurídico e social para LGBTI+, seus amigos e familiares, em situações de discriminação e/ou busca de direitos, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
  • Realizar ações de comunicação sobre direitos de LGBTI+ e o respeito à diversidade sexual e de gênero, sendo 01 plano de comunicação nacional, 01 campanha em Minas Gerais e 01 campanha no Rio de Janeiro.
  • Monitorar proposições legislativas federais relacionadas aos direitos da população LGBTI+, em especial em relação à situação-problema da violência e da discriminação contra esta população.
Qualquer iniciativa que se propõe a dialogar com a sociedade, deve estar aberta para tal. Portanto, conheça mas sobre nós em nossas redes sociais: Instagram: @pactolgbti